01 abril 2014

Nair Goulart presidente da Força Sindical-Ba ganha Comenda Maria Quitéria


  • Homenagem da Câmara de Salvador foi proposta pela vereadora Fabíola Mansur

    Valdemiro LopesA luta de Nair Goulart nas trincheiras do sindicalismo brasileiro é marca indissociável de sua trajetória de vida. Essa longa jornada de superação e de conquista ganhou um capítulo especial com a outorga da Comenda Maria Quitéria, na Câmara Municipal de Salvador, na noite desta sexta-feira (28), por iniciativa da vereadora Fabíola Mansur (PSB). A homenageada está à frente da Força Sindical Bahia e é presidente adjunta da Confederação Sindical Internacional.

    A solenidade no Plenário Cosme de Farias foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB), que formou a mesa de trabalho com a homenageada Nair Goulart; a vereadora Fabíola Mansur; a senadora Lídice da Mata (PSB); o ex-secretário estadual de Turismo Domingos Leonelli; o presidente do Sindicato da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav), Bebeto Galvão; e Alice Bittencourt, representando a Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia.



    Ao assumir a presidência dos trabalhos, em discurso no púlpito, a vereadora Fabíola Mansur sintetizou a homenageada como “defensora do mundo”. Lembrou dos seus momentos difíceis, quando foi empregada doméstica e trabalhou em fábricas em São Paulo. Ressaltou a sua ascensão no campo político-sindical ao atuar na linha de frente dos que lutavam por uma sociedade mais justa e igualitária.



    Guerreira
    Para Fabíola, “Nair Goulart é uma mulher guerreira que inspira outras mulheres”. Após reforçar a importância histórica da Comenda Maria Quitéria, a primeira honraria outorgada no seu mandato, a vereadora apresentou um vídeo contando a história de superação e de luta da homenageada.

    Após receber da senadora Lídice da Mata a Comenda Maria Quitéria, Nair fez os seus agradecimentos e frisou que “é uma honra e um estímulo para continuar lutando”. Ao falar de si, pontuou três referências que alicerçaram a sua vida: os pais José (pedreiro) e Luzia (lavadeira de roupa); o ingresso na militância de esquerda, no Polop (Organização Revolucionária Marxista Política Operária); e a tomada de consciência por ser mulher.



    Sobre a vinda à Bahia, em 2000, para organizar a sua corrente sindical, lembrou que “não foi fácil construir a Força Sindical Bahia”. Hoje são 168 sindicatos filiados. A homenageada nasceu em 1951, em Dores do Indaiá, em Minas Gerais. Iniciou a vida política na década de 1970, em Divinópolis, também em terras mineiras. Mudou-se para São Paulo, em 1977, fugindo de perseguição da Polícia Federal.

    Reconhecimento
    Quebrando o protocolo da solenidade, os integrantes da mesa falaram por dois minutos. Nos pronunciamentos, a certeza de ser uma justa homenagem que a Câmara prestava ao reconhecer publicamente a atuação de Nair Goulart na militância sindical.

    Para Ruth Monteiro, Secretária de Direitos Humanos da Força Sindical, falar de Nair é falar sobre a luta das mulheres do Brasil. “Participamos de muitas lutas juntas, ajudamos a construir os conselhos das condições femininas, o conselho nacional das políticas para a mulher, organizamos a mulheres na Força com a Secretaria da Mulher.  Nair é reconhecida internacionalmente, tem compromisso e ninguém melhor que ela para ser homenageada com a Comenda Maria Quitéria, que, como ela, era uma grande guerreira.”.
     
    Agentes de saúde de Candeias presente
    Os vereadores Geraldo Junior (SDD), Arnando Lessa (PT), Marcell Moraes (PV) e Gilmar Santiago (PT) conduziram a homenageada pelo plenário à mesa de trabalho, tendo à frente a autora da proposição, vereadora Fabíola Mansur. O Hino Nacional foi executado pela violonista Marília Sodré e pela cantora Aila Meneses, que fizeram mais duas intervenções musicais no transcorrer da solenidade. Também participou com o toque musical baiano a banda percussionista Tambores e Cores.

    Dezenas de lideranças sindicais conferiam a solenidade como a direção da AACES onde a diretora Valdilene Santos agradeceu a Nair pelo que a Associação é hoje  depois da entrega de um buquê de flores. A justa homenagem, conforme Fabíola Mansur, abrilhantou ainda mais o mês dedicado às mulheres.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador (Com informações da Ascom da Força Sindical BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir