06 agosto 2014

MESA DE NEGOCIAÇÃO SOBRE O PISO NACIONAL COM A GESTÃO ACONTECEU HOJE E OUTROS DOIS PONTOS DE PAUTA


O piso nacional, a situação do horário ininterrupto para os agentes de combate às endemias (ACEs) dos postos fixo e o ponto eletrônico foram a pauta da reunião de hoje, realizada entre o secretário da Saúde e os diretores da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador-BA (AACES) e do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), além de uma comissão formada de ACEs dos postos fixos e ACEs de combate à dengue.



Pauta: 1

Piso Nacional: Sobre o pagamento, o secretário da saúde, que é o responsável pela pasta, afirmou que o Ministério da Saúde está aguardando a regulamentação com a unidade orçamentária, prevendo outro aporte financeiro para a complementação do pagamento dos agentes comunitários de saúde (ACSs). Já em relação aos de combate às endemias (ACEs), não existe uma verba distinta no orçamento, muito menos uma portaria para regulamentar  uma verba especifica sobre a vigilância em saúde para esses agentes. No entanto, afirma ele, que vai a Brasília com o prefeito no próximo dia 12 de agosto. Na pauta, o pagamento do piso será um dos itens a ser tratado com o Ministério da Saúde. Também disse que Dilma sancionou a Lei 12.994, mas não mandou o dinheiro até agora. Estamos esperando a portaria ministerial e, assim que a portaria for lançada e a verba repassada, não vê problemas para pagar o piso.


 Pauta: 2

Sobre questão do horário ininterrupto dos ACEs dos postos fixos, o gestor da saúde disse que será feito um estudo técnico para ver a viabilidade, mas demonstrou discordância, uma vez que os horários ininterruptos da dengue esta sendo alvo de uma auditoria da Controladoria Geral do Município (CGM).




Pauta: 3

Ponto eletrônico para ACEs em postos fixos:

Ficou acordado que será enviados aos coordenadores de distritos a dispensa dos ACEs de efetuar o ponto eletrônico até que aconteça a descentralização do ccz ou que se implante em todos os distritos.



Nossa opinião:

Realmente não existe ainda nenhum repasse a mais direcionado ao pagamento do piso nacional, mas temos que nos unir falando principalmente a verdade, não vendendo falsas ilusões para atrair a atenção. Sabemos que a verdade dói, porém é o que temos a oferecer, além de muita luta com estratégias e táticas. Esperamos que essa auditoria seja feita de forma honesta e que analise a produtividade e a qualidade que aumentou, porque hoje os agentes de combate a dengue trabalham mais satisfeito, e quem mais está ganhando com isso é o município. Esperamos também que as condições de trabalho e PAs sejam avaliados.


A união faz a força, e a força faz a união. Estamos lutando pelos mesmos objetivos, que é o piso nacional sem mexer nas gratificações e lutar para garantir as progressões intelectuais na revisão do plano de cargos.


Categoria desunida
Categoria Unida




Qual será o melhor caminho para conquistar nossos objetivos, unidos ou desunidos? Qual será a verdadeira intenção em dividir a categoria? Favorece a quem? Acertou quem respondeu a gestão, portanto guerreiros e guerreiras só temos um adversário, que é a prefeitura e o repasse federal que ainda não veio. Estamos fazendo nossa parte, podemos até ferir alguns com a verdade, mas jamais vamos iludir com mentiras, inclusive a reunião marcada não foi com o secretário de gestão Pauperio, mas sim com o secretário de saúde José Antonio como assim aconteceu, diferente de mentiras espalhadas para confundir a categoria. Essa é a AACES que estava com vocês ontem, hoje e sempre estará amanhã ao lado da categoria, não dizendo talvez o que alguns gostariam de ouvir, mas dizendo o que realmente deve ser dito, porque estamos enfrentando uma gestão dura e técnica, não podemos agir com a emoção para depois não perder a razão.


Um comentário:

  1. Olá, referente ao horário ininterrupto e ponto eletrônico, informações descritas acima, venho por meio deste, solicitar maiores informações, sou ACE aqui no interior do Rio Grande do Sul. É licito exigir que os ACE cumpram tais determinações, uma vez que os ACS, são dispensados, não precisão "bater o ponto", muito menos trabalhar de forma fixa em determinada repartição?

    Aguardo contato!

    E-mail: lakersch@hotmail.com

    Telefone: 55-99958256

    ResponderExcluir

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir