17 abril 2015

Acesso a serviços de saúde será ampliado com consórcios

Proposta apresentada como alternativa para ampliação do acesso aos serviços de saúde, os consórcios estão sendo apresentados a prefeitos e secretários municipais em uma série de encontros. Nesta quinta-feira (16), os gestores das microrregiões de Porto Seguro, no sul do Estado, e de Senhor do Bonfim, norte baiano, conheceram detalhes da conformação dos consórcios. A apresentação feita pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, no encontro realizado em Salvador.
A captação de recursos públicos adicionais, para reduzir e racionalização dos custos operacionais e o fortalecimento das instâncias locais e regionais foram algumas das vantagens pontuadas por Fábio Vilas-Boas. "A ideia é que tenhamos 28 consórcios de saúde em todo o estado. Vamos iniciar com pequenas experiências e à medida que o projeto for se consolidando iremos incorporando serviços como laboratórios e hospitais de pequeno porte", afirmou o Secretário.
O prefeito de Itapebi, Francisco Brito, avalia como positiva a iniciativa da formação de consórcios. "È salutar o governo do estado desenvolver este projeto junto com os municípios. É uma unanimidade entre os prefeitos da microrregião de Porto Seguro que é uma alternativa para expansão dos serviços", disse Francisco Brito.

Na apresentação ainda foi explicado que o governo estadual terá participação direta no projeto, entrando com o aporte financeiro de 40%. Além disso, o governo está constituindo comissões técnicas em órgãos estratégicos como a Sesab, Procuradora Geral do Estado e Secretaria do Planejamento para dar apoio aos municípios na formalização dos consórcios em suas regiões.
SESAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir