18 junho 2015

Um ano da Lei do Piso, mas sem o pagamento aos agentes



Passado um ano da publicação da lei que criou o piso nacional da categoria dos agentes de saúde, infelizmente, a maioria desses trabalhadores ainda não viu essa essa lei se tornar uma realidade no contracheque deles. Basicamente por dois motivos:
Primeiro, a presidenta Dilma não regulamentou a Lei 12.994, o que justifica o descaso do governo em não repassar a verba para que os municípios cumpram o pagamento; segundo, os prefeitos - se tivessem "boa vontade" - poderiam cumprir a lei independentemente do repasse federal, alíás o que alguns já fazem. Nesse jogo de empurra, quem sofre mesmo são os agentes de saúde de todo o Brasil.
 
Em Salvador a situação não poderia ser diferente (e até pior!) tanto para os agentes de combate às endemias (ACEs) quanto para os agentes comunitários de saúde ( ACSs). Isso porque o piso da prefeitura  está no valor de R$692,08. Um verdadeiro absurdo! Além disso, os servidores sofrem muito com as péssimas condições de trabalho. Imaginem vocês que há ACEs fazendo de ponto de apoio (PA) uma escada ou uma saleta junto ao depósito de botijão de gás.
Por essas razões que os agentes de saúde da capital soteropolitana, juntamente com os outros servidores da saúde, decretaram greve por tempo indeterminado. E o bolo de um ano sem piso só serve mesmo para comemorar a garra dos trabalhadores para lutar pelos seus direitos.

Últimas notícias sobre o decreto

Mas nem tudo são espinhos. Ontem (17), o ministro da saúde afirmou que o decreto já está na Casa Civil da Presidência da República para ser assinado pela presidenta. Nos próximos dias, deve ser publicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir